segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Poluição em SP

Em São Paulo durante o mês de fevereiro de 2014, equipes da ONG SOS Mata Atlântica e grupos de voluntários fizeram 34 coletas de água em rios e córregos de 32 subprefeituras da cidade de São Paulo. O resultado foi desastroso: mais da metade das amostras (59%) apresentaram qualidade ruim; 17,5% foram regular e 23,5% foram consideradas de péssima qualidade.

Em tempos de crise no Sistema Cantareira, que abastece 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo, os números do descaso com os recursos hídricos preocupam. "Diante da escassez de água em qualidade e quantidade para satisfazer as necessidades humanas, ecossistêmicas e de produção, agressões provocadas pela poluição e desperdício da água devem ser coibidas com políticas públicas eficientes e participativas", adverte o estudo.

A pesquisa integra um amplo estudo feito pela ONG que avaliou a qualidade da água em rios de setes estados brasileiros e mostrou qualidade ruim e péssima em 40% das análises.

As principais fontes de poluição e contaminação, segundo ela, são decorrentes da falta de tratamento de esgotos domésticos, de produtos químicos lançados nas redes públicas e da poluição proveniente do lixo e resíduos sólidos descartados de forma inadequada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário