segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Conclusão

Juliana Menezes Souza Nº18

O uso irracional e a poluição de fontes importantes podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. As principais causas de deterioração dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. 

O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Por causa desse problema cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável.

Juliana Santos Moro Nº19

Atualmente o irracional da água fez com que São Paulo entrasse em uma situação de crise pela a falta de água, causando assim um racionamento, mas isso não seria nem ao menos necessário se os rios de São Paulo não tivessem poluído. Por exemplo, o rio Tietê, o rio mais poluído do Brasil, mas se os rios de São Paulo não fossem poluídos não ocorria essa falta de água.

A poluição é devido a introdução de partículas estranhas ao ambiente natural, mas para ser considerada que a água esta poluída ela tem que esta impregnada de contaminantes antropogênicos, existe três tipos de agentes, os agentes químicos, os agentes físicos e os agentes biológicos.

Leticia Nery Barboza Nº21

Muito em breve os problemas com a falta de água vão se agravar mais ainda, muitas pessoas no mundo já sofrem com isso. A principal causa da poluição é por conta de esgotos e lixos,fora os conteúdos químicos. Em São Paulo sofremos já com a escassez e poluição,hoje nossa população mas não só aqui já tem problemas com falta de abastecimento.

Apesar da maior parte da água no nosso país ser limpa nos lugares que estão poluídos não há o tratamento necessário. Em São Paulo os rios são muito poluídos fora o consumo de água não só aqui mais no mundo todo por isso temos que controlar e parar de poluir nossos rios,pensando não só no nosso futuro e também em novas ideias de tratar.

Leticia de Paula Nº22

A água poluída é quando há mudanças nas características físicas e químicas da água, como por exemplo, um odor ou coloração estranha. Os modos de poluição são divididos em dois tipos: Poluição Pontual (aonde vem de um único foco) e Poluição Difusa (onde o foco é variado e difícil de encontrar).

As formas de contaminação são por: Agentes Químicos, Físicos e os Biológicos.

A água que é consumida por nós tem que passar por processos de purificação, como: Filtração, Sedimentação, Filtros de areia ou lodos, Floculação e a radiação eletromagnética.

Em São Paulo, dados recolhidos em fevereiro de 2014, apontam que de 34 rios, 59% deles apresentava qualidade da água ruim.

Um rio conhecido e poluído é o rio tiete. 

Outros dados apresentam que apenas 18% do esgoto produzido no Brasil, são tratados.


Matheus Matias Soares Nº27

A poluição da água é algo que temos discutido durante anos aqui no Brasil. Desde pequenos a mídia nos transpõe que devemos proteger a água e não jogar lixo em rios, córregos, etc. Mas a população não aprende, e nunca vai aprender, os seres humanos são uma raça desprovida de pensamento lógico natural, eles obedecem aos seus instintos mesmo sabendo que eles podem ou não estar errados, e possuem o pensamento "O mundo ja está tão poluído, você acha que esse meu lixo vai fazer alguma diferença". Mal sabem elas que existem outras dezenas de milhares de pessoas com o mesmo pensamento, e em massa, vão juntando seu próprio lixo em conjunto, sendo cruéis a nível de incapacitar vida em um rio que um dia ja proveu a capacidade de vida para animais e pessoas.

No ano de 2015, São Paulo sofreu uma grande perda em seu principal fornecedor de água para o consumo humano. As pessoas começaram a viver de planejamentos do governo de quando ou não elas devem e podem usar a água que elas mesmos paguem. A questão da poluição se aplica ai, mesmo com tanta pouca água para o uso, as pessoas continuam poluindo os rios, e matando a vida natural pelo simples fato de serem egoístas e só pensarem em si mesmos, não tendo um pingo necessário de preocupação com o nível de poluição atual da água.

Vitoria Missae Tateishi N°38

A poluição da Água em SP, chega a ser preocupante só esse ano por exemplo foi feito uma coleta de água, em rios e córregos de algumas subprefeitura de SP mais da metade dessas amostras estavam com a águas contaminadas. Em tempos de crise no Sistema Cantareira, que abastece 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo, os números do descaso com os recursos hídricos preocupam. As principais fontes de poluição e contaminação, são decorrentes da falta de tratamento de esgotos domésticos, de produtos químicos lançados nas redes públicas e da poluição proveniente do lixo e resíduos sólidos descartados de forma inadequada.

Isso só trás riscos para a população, acho que não só as prefeituras mais a população também começa a levar esse assunto e começar a ajudar, a água é um bem nosso, devemos cuidar!

Beatriz Moraes Nº45


Nos últimos meses, São Paulo sofreu muito com a falta de água em vários municípios, seria mais fácil se as águas de São Paulo fossem mais limpas, ou seja, teria mais água para a população que sofre com racionamentos. O rio Tietê por exemplo, é um dos maiores rios de São Paulo que era limpo alguns anos atrás e servia para tudo, inclusive para esportes, porém, por falta de descuido, a poluição nos rios por lixo industrial foi aumentando. Com o passar do tempo, a poluição do Tietê foi diminuindo por conta de um projeto, sendo assim, esse esgoto é bem tratado. 

Os paulistanos passam por um tempo difícil por conta dos níveis baixos em represas e sistemas que abastecem água a suas casas, o Sistema Cantareira é o que abastece em média, 8 milhões de pessoas em São Paulo, a partir disso, a população passou a ter mais "cuidado" com a água, economizando ainda mais uma coisa tão valiosa, no qual temos uma certa falta nos últimos meses. 

O tratamento da água ocorre em ETAR's, lá ocorre eliminações que componentes que contaminam a água e assim, separam o poluente da água, deixando-a potável para o consumo humano. 

A água poluída contem vários fatores para ela estar assim, que seria o lixo, porém, as vezes são compostos por materiais radioativos, orgânicos, inorgânicos, entre outros.

A água poluída nunca deve ser consumida, pois é imprópria para consumo, caso uma pessoa beber, ela terá muitas doenças e que podem levar a morte. Hoje em dia, as águas de São Paulo são poluídas por conta de lixo jogado em ruas e até mesmo nos próprios rios. Se daqui uns anos essa situação não melhorar, o que será da nossa água ? Ainda teremos água para consumo ? Devemos ter mais responsabilidade e economizar mais a água, dar mais valor a ela, porque sem a água, não vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário